- Ariani Baggio
Fasceíte Plantar (dor na sola do pé).
Olá … que bom que você está aqui!!!
Meu nome é Ariani Baggio, sou fisioterapeuta, e neste pequeno texto tentarei explicar o que muitos me perguntam; sempre perguntam:…..Meu médico me disse que tenho fasceíte plantar, sinto muita dor ao caminhar, o que está acontecendo com meu corpo??
Meu médico me indicou a fisioterapia, como funciona o tratamento????
Bom, para começar, algumas informações técnicas, porém fáceis de entender.Vamos lá….
A fáscia plantar é uma banda grossa de tecido fibroso que cobre a face inferior da curva do pé e se estende até os dedos( sola do pé) . A fáscia plantar proporciona um suporte ao arco plantar e é uma estrutura muito forte quando colocada sobre forte tensão (postura em pé).
Sua missão principal é procurar uma estabilização estática do arco longitudinal, mantendo assim nosso equilíbrio e a postura vertical.
O pé é uma estrutura desenhada para carregar peso. Com cada passo a carga é absorvida pelas estruturas do pé, incluindo as fáscias, ligamentos e articulações. O pé normal pode acomodar estas cargas e permitir que caminhemos sem dor. Porém quando o pé recebe uma carga maior do que se pode tolerar fisicamente, podem ocorrer problemas como a fasceíte plantar.
A fasceíte plantar ocorre quando a carga que se aplica ao pé é tão grande que a fáscia plantar começa a estirar-se ao nível do calcanhar.
Os sintomas dolorosos da fasceíte plantar não resultam da compressão, e sim resultado de uma tensão excessiva que ocorre na fáscia plantar.
A fáscia plantar chega a estar tão tensa que está se desgarrando literalmente do calcanhar.
A dor que a fasceíte plantar causa chega a ser tão intensa que causa dificuldade para andar.
Alguns fatores que causam a fasceíte plantar são:
*problemas com o arco do pé
*obesidade
*aumento de peso repentino
* a corrida quando o indivíduo tem os músculos posteriores da perna com pouca flexibilidade.
*artrite
E se não tratada a fasceíte plantar, sua evolução pode ser um pé com artrose.
Sintomas:
Alguns clientes dizem que sentem muita dor no calcanhar quando se levantam da cama depois de manhã ou depois de um período de repouso, geralmente a dor aguda diminui ao longo do dia, ao final do dia, a dor pode voltar. A fasceíte plantar pode se apresentar como dor pós repouso e dor ao caminhar.
A fisioterapia é quase sempre eficaz se é respeitado o tempo de tratamento e sua duração varia em torno de alguns meses ou semanas.
O tratamento fisioterápico inicial consiste em :
uso de palmilhas
bandagens funcionais
banhos com água quente
aparelho fisioterápico ultra som
massagens (liberação fascial)
medicamentos.
exercícios de reeducação muscular
O tratamento osteopático (especialidade da fisioterapia) consiste em:
técnicas de articulação e manipulação dos ossos do pé
técnicas de streching (alongamentos)
Tratamento postural ( se o paciente descarrega o peso do corpo em apenas um ponto do pé, há um desequilíbrio), como um carro que precisa de alinhamento, é necessário “alinhar e balancear” (risos) este desequilíbrio corporal para tratar a dor nos pés.