• Ariani Baggio

Síndrome da dor Miofacial

Sabe aquela dorzinha chata que nunca alivia, aquela dor cansada!...Parece que tudo dói.

Pode ser SINDROME DA DOR MIOFASCIAL !!!

A síndrome da dor miofacial (SDM) é uma desordem regional muscular caracterizada pela presença de locais sensíveis nas bandas musculares tensas-contraídas, ocorrência de dor em queimação, peso ou dolorimento, as vezes em pontadas, dor e diminuição da força muscular, limitação da amplitude de movimento e, em alguns casos, fadiga muscular, produzindo dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Os fenômenos autonômicos, que podem ser concomitantes com a zona de referencia do ponto gatilho (PG), incluem vasoconstrição, sudorese e piloreção. Os distúrbios proprioceptivos que podem estar associados aos desequilíbrios são: desequilíbrio, tontura, zumbido e distorção do peso dos objetos.

A definição tradicional da síndrome da dor miofacial é que a dor surge dos Pontos Gatilhos nos músculos. Os PG são áreas pequenas e sensíveis no músculo

espontaneamente ou por compressão causam dor para uma região distante, conhecida como dor referida.


A fisioterapia atua no tratamento desta síndrome com terapia manual, que consiste do uso de técnicas de massagem tecidual. Técnicas de liberação miofascial, como a massagem transversa profunda, a massagem de zona reflexa, técnicas de rolfing, miofasciaterapia, entre outras, liberam o musculo e a fáscia e baseiam-se na pressão manual sobre as fascias musculares, liberando as restrições fasciais. A dor muscular pode ocorrer após o tratamento, sendo recomendado o uso de calor para seu alívio.

O processo de reabilitação geralmente é prolongado e depende da educação e da responsabilidade do paciente e do desenvolvimento de parceria entre fisioterapeuta-paciente, baseada na confiança mutua.


Referencia:

Bennett RM, Goldenberg DL. Fibromialgia, myofascial pain, tender points and trigger points: splitting or lumping. The journal of Pain 2011;13(3):3-5.


4 visualizações0 comentário

© 2020 por Fisio Baggio - Fisioterapia, RPG e Osteopatia.